FANDOM

Historiografia se refere à periodização das histórias do mundo de Yssaubé. Guerras, revoluções, personagens e demais elementos históricos podem possuir cognato histórico real, tal como inspiração em outras literaturas.

Conceitos importantes

  • A.A.: ano de Ayeru, refere-se a contagem após o surgimento do universo. Não é utilizada em Yssaubé pois é difícil traçar a data exata.
  • A.M.: antes da morte de Jacay.
  • D.M.: depois da morte de Jacay, contagem mais comum, que inicia após a morte de Jacay, o Espírito da Paz.
  • A.K.: Antes de Ksara partir com todos os deuses.
  • A.K.: Depois de Ksara partir.

Era de Jacay

6000 anos de Paz (0-6000aa)

Foram os seis milênios entre o surgimento do mundo e o surgimento do Rei Maligno. Refere-se ao período em que Ayeru e Canafonte criaram os Ipi e esses criaram os deuses de primeira ordem. Durante esse período, organização de tempo, espaço, mente, vida e morte eram confusas e mal delimitadas, por isso não existe cronologia clara dos fatos. Nesse período ocorreram os acontecimentos das Primeiras Fábulas, lendas relacionadas às divindades e que são contadas no mundo todo.

700 anos de Pecado (6000-6700aa)

Período em que Canafonte passa a cobiçar o poder do universo de Ayeru e termina com o homicídio de Jacay. Inicia-se quando Canafonte cria o Rei Maligno, com quem passa a conspirar contra a paz do mundo. Surgem os deuses de segunda ordem, filhos dos deuses de primeira ordem e são criados os demônios para perverti-los, como eram mais fracos que os deuses primeiros e os Ipi.

Era de Ksara (6700-7135aa)

400 anos de Guerra (6700-7100aa)

Período que inicia-se com a morte de Jacay e o exílio de Ksara e termina com a convocação de Ksara por Canafonte.

O Reino de Ksara (7100-7135aa)

Era dos Homens (0-1998)

Era de Lakina (1998-)